Feira do Livro de Fotografia

Posted on December 9, 2010

O livro de fotografia é um objecto importante associado ao meio fotográfico desde o seu inicio, tanto como meio de divulgação como de impressão da mesma.
Dado o crescente interesse do publico pelos foto-livros e o reconhecimento do seu valor no mercado internacional (em paralelo com o mercado da fotografia), achámos que seria importante reunir em Lisboa de forma regular, um conjunto de fotógrafos, editores, livrarias, alfarrabistas e galerias com edições que dessem a conhecer algumas das novidades e os clássicos que existem nesta área.
Queremos desta forma divulgar e abrir o mercado das edições fotográficas, criando também uma plataforma para um diálogo sobre este meio especifico dentro da fotografia, cruzando-o com áreas como o design, as artes plásticas, o jornalismo, o cinema ou a edição em geral.

Esta feira tem a sua primeira edição de 10 a 12 de Dezembro de 2010 na Fabrica do Braço de Prata em Lisboa e apresentará os editores abaixo designados com edições relacionadas com fotografia (fotográficas e teóricas) que vão desde preços simbólicos até edições limitadas e de autor com valores significativos no mercado nacional e internacional.
Esta será uma oportunidade para os interessados em fotografia, livros e objectos alternativos entre a imagem e o livro poderem (re)descobrir e adquirir alguns exemplares raros e outros muito recentes.
Em paralelo haverá 2 conferencias durante o fim de semana que iniciarão o debate da relação do meio fotográfico com a impressão em livro e na imprensa (papel e digital).

Editores/livrarias:
– A Estante
– Alexandria Livros
– Arquivo Municipal de Lisboa – Arquivo Fotográfico
– Chromma
– Fundació Foto Colectania
– Gustavo Gili
– Inc. Livros e edições de autor
– Kamera Photo
– Livraria Braço de Prata (Assirio e Alvim, Relógio d’Agua e Cotovia)
– Pente 10
– Pierre Von Kleist
– Vera Cortes – Agencia de arte / TIJUANA Lisboa

Talks:
6ªfeira 21.30h – Apresentação do livro de fotografia “My frontiers” de João Miguel Baptista
Sábado 17.30h – Fotógrafos que também são editores [Jose Pedro Cortes, Andre Cepeda, Patricia Almeida, Carlos Lobo]
Domingo 17.30h – Para acabar de vez com o fotojornalismo? [Fotógrafos da Kameraphoto: Céu Guarda (editora de fotografia do Jornal i) e Martim Ramos]

Horário:
Sexta: 18h – 24h
Sábado e Domingo: 16h – 23h
Entrada livre até às 21h30

Organização: Os Suspeitos, Filipa Valladares e Exposições Fábrica Braço de Prata