Novos Talentos FNAC 2008

Posted on November 21, 2008

Ontem, dia 20 de Novembro, teve lugar a cerimónia de entrega dos prémios novos talentos FNAC 2008 no Fórum Almada. O vencedor foi o Hugo Rodrigues Cunha, meu colega do Ar.Co, com um projecto iniciado e desenvolvido no ano passado enquanto fazia o nível 2 chamado “Um ponto exacto para ver”. Este projecto é, segundo as palavras do Hugo, “constituído por vinte e uma impressões, cada uma delas com duas imagens, e gira em torno de dois conceitos: o estático e a mudança (…)”. Para ver o projecto do Hugo Rodrigues Cunha carregue aqui.

Foram também distinguidos dois outros fotógrafos com uma “menção honrosa”, cada um:

José Carlos Duarte com o projecto “A&J” que começou por tirar as fotografias de casamento de um casal amigo a pedido dos noivos, fotografias essas que “se afastam intencionalmente do registo tradicional das reportagens de casamento, esboçando só ligeiramente o acto cerimonial” segundo as palavras do fotógrafo. Para ver o projecto do José Carlos Duarte carregue aqui.

O projecto 10 Retratos, 10 Esculturas conceptualizado e realizado pelo fotógrafo profissional Alexandre Delmar, ganhou a outra menção honrosa deste concurso. Este projecto foi o resultado de um trabalho profissional que o Alexandre fez na India em que afirma que “Estando num país estranho, nunca me incentivou em demasia a imagem descritiva dos locais mais relevantes. (…) Tudo foi estranho e revelador. Quando cheguei, confundi retratos com esculturas”, para ver o projecto do Alexandre Delmar carregue aqui.